Confira abaixo os mitos e verdades sobre o aborto natural:
1- Problemas genéticos causam o aborto natural.
VERDADE. A principal e mais forte causa do aborto espontâneo é o erro genético. O número de cromossomos não é o ideal ou os genes daquele bebê foram formados com problemas.
2- Aborto espontâneo é uma defesa do organismo.
VERDADE. Isso porque o aborto natural acontece de forma espontânea no corpo da mulher quando o embrião não tem o número de cromossomos correto para se desenvolver ou tem algum defeito genético.
3- A culpa do aborto é da mulher.
MITO. Quando o aborto acontece, tentamos explicar para a mulher que ela não tem culpa. Nem ela, nem o marido, nem nenhuma briga de casal, tampouco estresse ou trabalho.
4- Mulher estressada pode ter aborto espontâneo.
MITO. De acordo com o especialista, as principais causas do aborto prematuro, que acontece nas oito primeiras semanas, são genéticas.
5- Sangramento após o atraso menstrual pode ser aborto espontâneo.
VERDADE. Quando a mulher está grávida, dois tipos de sangramento podem acontecer. O primeiro e mais comum é quando o óvulo fertilizado se implanta na parede do útero. Neste caso, a gravidez ocorre normalmente. Mas também existe uma perda de sangue confundida com a menstruação que pode significar um aborto espontâneo.
6- Citomegalovírus e rubéola podem causar o aborto.
VERDADE. Infecções por vírus podem causar o aborto . A mulher pode contrair o vírus no início da gravidez, mas ele só vai causar o abortamento entre a 10ª e 12ª semanas.
Dr. Eduardo Cordioli - Hospital Israelita Albert Einstein
Fonte: http://gnt.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário