terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Qual a lição que seu filho deixou?



A perda de uma gestação é uma experiência intensamente dolorosa. Não importa quantas vezes você passou por essa dor,  cada uma é única.  Mas nossos filhos  deixaram um pedacinho deles com cada uma de nós — uma lição.  Você já pensou nisso? Já  compreendeu  o ensinamento que ele (ou ela) deixou? 

Faz 3 anos que perdi meu bebê, e, é claro que eu queria muito tê-lo em meus braços, mas já que isso não foi possível, então escolho "ouvir" e honrar a lição que sua partida deixou. Apesar do pouco tempo que estivemos juntos (14 semanas), aprendi muito com ele:

Lição 1 - Tempo: Aprendi que o tempo da vida é sensível, e pode ser  perdido, ou arrancado a qualquer momento, sem aviso. Por isso devo valorizar cada instante.


Lição 2- Os porquês: Não importa o quão árduo seja a busca por respostas, há mistérios na vida que nunca saberemos. 

Lição 3- A cura:  Hoje estou melhor do que há 3 anos, mas isso não quer dizer que esqueci meu filho nem forcei esquecimento. Aprendi a lidar com as tristezas e emoções, independente da opinião alheia. Aprendi a ter expectativas e a depender só de Deus e de mim mesma.

Lição 4 - Os comentários: Percebi que por falta de informação e entendimento sobre o aborto espontâneo, muitos machucam com a intenção de consolar.  Por isso não alimento raízes de amarguras quando me sinto incompreendida, isso só machucaria ainda mais. É preciso perdoar a ignorância das pessoas.

Lições 5- Pessoas certas: Para cada momento na vida existem as pessoas certas com as palavras  certas. Não devo me precipitar e sair por aí  falando das minhas dores para todos nem jogar a minha vida "no ventilador das redes sociais".

Lição 6- Sem medo: Aprendi que posso planejar o futuro com confiança, com o coração aberto para a vontade de Deus. E se decidi não ter mais filhos, não foi por causa das amarras do medo, mas sim por uma tranquila escolha pessoal.

Lição 7- União: Tenho sido tocada a aprendi muito com cada experiência compartilhada comigo. Meu filho deixou-me esta lição — estar unida às  mulheres que enfrentam a perda gestacional.  Procuro levar informação, compreensão e ouvidos para quem precisam falar. Sem julgar. Sem criticar. Sem medir a dor de ninguém. 

Poderia viver enlutada, revoltada e  lamentando o filho amado que perdi. No entanto, escolhi praticar as lições que ele  deixou.  E você o que escolhe hoje?

Qual a lição que seu filho deixou?

- Elaine Rodrigues ( Adm. do Blog e da Página Aborto Espontâneo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário